Planejamento e prática - Questões étnico-raciais

on quarta-feira, 3 de junho de 2009

Posso dizer que aplicar o plano que havia construído rendeu bons frutos, pois as intervenções pedagógicas tomaram uma proporção maior do que se esperava. Primeiro, a escola já estava engajada num projeto em relação à lei 10.639 e o meu planejamento entrou como anexo à proposta. Depois, minha colega que atua na mesma série que eu pediu pra desenvolver a proposta com a turma dela, adequando a sua realidade. E pra finalizar, a SMED tomou conhecimento de que estávamos iniciando esse trabalho e pediu que apresentássemos no Fórum Municipal de Educação, fora que o Jornal local realizará nos próximos dias uma entrevista comigo e com a outra colega. É um fato relevante, já que a proposta que era apenas acadêmica e tomou formas que eu não esperava.

1 comentários:

Luciane Machado disse...

Que ótimo Patricia, que a escola está engajada nesta luta, é importante informar na sua entrevista que trabalhar a lei 10.630/03 é uma conquista resgatando o que na lei diz direitos de todos, de acesso e permanência, mas na realidade se tem acesso e a permanência não se constitui de fato, pois umdos milhares de motivos é o resgate histórico sobre a etnia negra,enfatizando que cultura fez e faz parte da construção da nação, a lei vem regatar a historiciadade, a auto-estima, e o compromisso de sensibilzarmos a comunidade escolar em conhcermos as diferentes culturas e refletirmos sobre a realidades e reflexos de anos de negação da cultura de algumas etnias como fazendo parte da construção da sociedade.Por isso se luta em políticas públicas, sendo que políticas públicas não acontece hoje, já conteciam quando faziam lei para proibir o movimentos dos negros, como Lei do ventre livre,Lei Aurea, Lei dos sexágenários, entre outras leis da época.Beijos.