(Re)Construção em EJA

on domingo, 13 de setembro de 2009

Trabalho com EJa há um ano e meio, porém não tinha ainda parado pra pensar em questões práticas sobre essa modalidade. Na disciplina em questão já, mesmo com pouco tempo de estudo, podemos refletir diversos aspectos, mas o que gostaria de destacar primeiramente é o fato do currículo pra esses alunos ainda estar sendo trabalhado de acordo com a clientela do diurno, não levando em conta os aspectos singulares dessa modalidade. A seguir, um excerto do 1º Fórum proposto na Unidade 1:


"Sobre currículo... geralmente os professores da EJA são também professores do diurno e estão acostumados a uma sistemática de trabalho, porém os alunos da EJA, na sua maioria ficaram anos sem estudar e agora estão em busca dos "atrasados" que a vida não lhes possibilitou buscar, ficaram lacunas e isso deve ser levado em conta no momento de preparar as aulas. Pensar que certos conteúdos não foram vistos e que a forma de abstrair é diferente da do adolescente que estuda numa classe regular. Percebo isso nas aulas de Português, quando os alunos da EJA apresentam dificuldades latentes na interpretação de textos, e a gramática, nem se fala."

1 comentários:

Luciane Machado disse...

Patricia, com certeza o currículo deve ser desenvolvido conforme a cleientela da escola, por isso que muitas vezes "não compreendemos o índice alta de evasão na Eja", é importante pensarmos na realidade deste público, seus propósitos em frequentar essa caminhada, não podemos esquecer, que geralmente esses alunos foram nossos, ou seja, já cometemos erros de início....Bjs.