Trabalho com EJa há um ano e meio, porém não tinha ainda parado pra pensar em questões práticas sobre essa modalidade. Na disciplina em questão já, mesmo com pouco tempo de estudo, podemos refletir diversos aspectos, mas o que gostaria de destacar primeiramente é o fato do currículo pra esses alunos ainda estar sendo trabalhado de acordo com a clientela do diurno, não levando em conta os aspectos singulares dessa modalidade. A seguir, um excerto do 1º Fórum proposto na Unidade 1:
"Sobre currículo... geralmente os professores da EJA são também professores do diurno e estão acostumados a uma sistemática de trabalho, porém os alunos da EJA, na sua maioria ficaram anos sem estudar e agora estão em busca dos "atrasados" que a vida não lhes possibilitou buscar, ficaram lacunas e isso deve ser levado em conta no momento de preparar as aulas. Pensar que certos conteúdos não foram vistos e que a forma de abstrair é diferente da do adolescente que estuda numa classe regular. Percebo isso nas aulas de Português, quando os alunos da EJA apresentam dificuldades latentes na interpretação de textos, e a gramática, nem se fala."
1 comentários:
Patricia, com certeza o currículo deve ser desenvolvido conforme a cleientela da escola, por isso que muitas vezes "não compreendemos o índice alta de evasão na Eja", é importante pensarmos na realidade deste público, seus propósitos em frequentar essa caminhada, não podemos esquecer, que geralmente esses alunos foram nossos, ou seja, já cometemos erros de início....Bjs.
Postar um comentário