Sombras

on sábado, 21 de junho de 2008

Antes de propôr a atividade das sombras para meus alunos já tinha idéia de que gostariam, até por que eu tinha a achado interessante e meus alunos gostam de desafios. Quando fomos para o pátio com todo o material, eles já foram formando figuras observando a posição do objeto e do sol e faziam, também, variações. Por exemplo: a mesma figura na direção do sol assim como na direção oposta, podendo observar que as figuras mudavam.
Em sala de aula, quando indaguei sobre o que era sombra, o que eles tinham entendido, todos deram opiniões, até opiniões divergentes, o que ocasionou em debate e na construção do conceito de sombra. Com esta atividade, conversamos sobre outros aspectos implícitos na mesma, como os movimentos de rotação e translação da Terra. Observei que alguns alunos não sabiam que era a Terra que "girava", pensavam que era o sol e a lua.
Aprendi com esta atividade que meus alunos também possuem opiniões e opiniões divergentes umas dos outros, e podemos aproveitar o ensejo para trabalhar conteúdos, não só de forma tradicional, conceito pronto e acabado.
Ao longo do curso estou construindo meus significados e aprendendo a ver o outro e o mundo de uma outra forma, mais flexível e abrangente!

1 comentários:

Maxi disse...

Belo registro querida!

[]´s Maximira