INCLUSÃO... UM DIREITO DE TODOS!

on domingo, 31 de outubro de 2010

Durante este sexto semestre foi muito boas as experiências vividas. Com a Interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, pude compreender na teoria e na prática através de um "Estudo de Caso", um pouco mais sobre algo novo, mas que faz parte da minha realidade profissional. O "Estudo de Caso" trouxe-me dados e me fez refletir sobre as questões de aprendizagem, que são muito maiores que as questões sociais ligadas ao preconceito por parte do corpo docente e dicente escolar. O ambiente escolar além de despreparado não possui material didático necessário para algumas necessidades apresentadas. Na Interdisciplina de Questões Étnico-Raciais na Educação Sociologia e História, mostrou-me através de uma pesquisa o outro lado: o preconceito. Através de conversas informais com alunos descobri, que havia preconceito entre meus alunos, pois aparentemente não havia. Ingenuidade minha. Achamos que como educadores sabemos tudo de nossa turma, mas muitas vezes não sabemos nada. O estudo ajudou-me a ajudar meu aluno e assim aprendi a refletir e ser mais atenta às questões sociais tãos importantes numa comunidade escolar. Pude desenvolver um projeto a cerca da temática afro-brasileira, que foi reconhecido no município onde trabalho e centro de interesse de duas Universidades da região, pois gravaram uma matéria mostrando o trabalho desenvolvido (http://www.youtube.com/watch?v=VWQNI_7K7ZM), o que aumentou mais a auto-estima dos alunos que se sentiram valorizados. A partir disso, busquei mais informações sobre o assunto, tanto que foi meu tema escolhido pro meu Projeto de Estágio e TCC.

0 comentários: