Um olhar para a escola!

on quarta-feira, 27 de outubro de 2010

No segundo semestre de 2008, o foco de nossa análise foi a escola, levando-se em conta ser a mesma uma instituição pública, com sua organização e gestão, ou seja, toda uma estrutura que se faz necessária para que esta escola funcione. Aspectos estes que, em anos anteriores, ficavam à cargo da Direção Escolar.
Hoje, estamos construindo a gestão democrática! Este foi o tema norteador de duas de nossas disciplinas no semestre: Organização do Ensino Fundamental e Gestão Escolar, onde discutimos, entre outros assuntos, sobre as reivindicações, cada vez maiores, tanto por parte dos movimentos sociais e dos próprios profissionais da educação, pela busca de uma gestão escolar mais democrática.
A escola que objetiva tal gestão, procura redimensionar sua atuação abrangendo à área financeira, administrativa e pedagógica, buscando, através de suas ações, a participação social na construção das políticas educacionais, do projeto político-pedagógico da escola, dos investimentos( aplicação dos recursos) e avaliação. Com isso, os professores passam a se envolver com questões não apenas de sala de aula, com a questão curricular, mas também tomando decisões em muitas questões administrativas.
O projeto político-pedagógico que outrora era algo que a administração escolar se incumbia, hoje passa a ser do conhecimento e da colaboração,na sua construção, por todos os professores, o que resulta, certamente, num maior comprometimento desses professores com as metas de ensino propostas pela instituição onde trabalha, esclarecendo dúvidas, apontando soluções.
Analisar a escola como um espaço de convívio e os conflitos oriundos desta relação, principalmente entre professor e aluno, também foram foco de nossas discussões, pois tais relações constituem-se de extrema importância para a concretização dos objetivos formulados pelo professor e, em grande parte, para o sucesso do aluno.

0 comentários: